23.5.10

«Raios X/raios-X»

Não temos


      «Minúsculos germes portadores de vida, pairando em nuvens pelas galáxias, tinham sido tocados por raios especiais de um Sol moribundo e tinham-se transformado num monstro colossal que se alimentava de raios X e que aterrorizava as carreiras de tráfego regular entre a Terra e Marte» (O Jardim de Cimento, Ian McEwan. Tradução de Cristina Ferreira de Almeida e revisão de Eda Lyra. Lisboa: Gradiva, 4.ª ed., 2005, p. 34).
      Não é raro ver grafado com hífen: raios-X. Mas reparem na distinção que faz Sacconi, autor do novíssimo dicionário já aqui referido: «Existe um inconveniente nesse título [«Visão de raio X»] dado pela ISTOÉ a uma carta de um de seus leitores. É preciso estabelecer a diferença entre raio-X e raios X. Raio-x (obrigatoriamente com hífen) é a fotografia ou o exame feito por meio de raios X. Quem já não precisou tirar um raio-X dos pulmões? Já raios X (sem hífen) é o nome que se dá à radiação eletromagnética não luminosa, capaz de atravessar quase todos os sólidos e radiografá-los internamente. Sendo assim, o título acima deveria ser este, se observada a diferença: Visão de raios X.» Os nossos dicionários não acolhem esta distinção, apenas registam raios X.

[Post 3495]

4 comentários:

Paulo Araujo disse...

De fato, o registro no Sacconi é:
raio-X s.m.(o) Fotografia feita por meio de raios X; chapa radiográfica; radiografia: tirar um raio-X dos pulmões.Pl.: raios-X."

Paulo Araujo disse...

Complementando o registro no Sacconi, no verbete há a acepção:
// Raios Roentgen (ou Raios X). Radiação eletromagnética não luminosa, capaz de atravessar quase todos os sólidos e radiografá-los internamente. (Não se confunde com raio-x.) //

Anónimo disse...

Será apenas uma gralha ou vem aí mais uma possibilidade de escrita, justificada, quem sabe, por argumentos fonéticos? Leio hoje no "Expresso", em linha:
«Mais importante do que extinguir ministérios, é rapidamente fazer um rai-X à maquina administrativa e pensar num modelo estruturado, eficiente e justo para a organização administrativa portuguesa.» («Vem aí a primeira trapalhada do governo Passos Coelho?», João Lemos Esteves, 16 de Junho de 2011).

Fernando Ferreira

IVANA disse...

Muito útil a informação, obrigada